INTELIGÊNCIA
EXTRATERRESTRE
1878 Denison, Texas - O OVNI de John Martin
DATA: 2 de janeiro, 1878
TEMPO DE AVISTAMENTO:
DIA/NOITE: Luz do dia
LOCAL: Denison, Texas, EUA
URBANO/RURAL: Rural
CLASSIFICAÇÃO HYNEK: DD (Daylight Disc) Objeto metálico ou esbranquiçado que foi visto durante o dia.
DURAÇÃO:
NÚMERO DE OBJETOS: 1
TAMANHO DO OBJETO[S]:
DISTÂNCIA DO OBJETO:
FORMA DO OBJETO[S]: Balão
COR DO OBJETO: Escuro
NÚMERO DE TESTEMUNHAS: 1
FONTE: "Um Estranho Fenômeno", artigo no jornal Denison Daily News, 25 de janeiro de 1878. "Os discos voadores são reais", livro do Major Donald E. Keyhoe, ret., 1950.
RESUMO/DESCRICAO:
O termo "disco voador" foi popularizado por um jornalista que cobria o avistamento de Kenneth Arnolds de nove discos voadores, em junho de 1947. O jornalista citou erroneamente Arnold, que não descreveu os objetos como em forma de disco, mas descreve seu estranho movimento como semelhante a um pires jogado na água e saltando várias vezes: eles "voaram como um pires faria se você o atirasse através da superfície da água".
Porém 69 anos antes, um fazendeiro texano, John Martin, usou o termo "disco" para descrever o objeto voador que viu em uma expedição de caça nos arredores de Denison, Texas, em 2 de janeiro de 1878. Neste caso também, "disco" não se refere à forma, mas ao tamanho do objeto observado, pois sua forma foi descrita como a de um balão.
John Martin viu o objeto escuro alto no céu sulista. Ele notou que era do tamanho de uma laranja e que crescia em tamanho à medida que se aproximava dele. Depois de desviar o olhar por um instante e voltar sua atenção para o objeto, ele tinha aumentado consideravelmente em tamanho e parecia estar voando muito rápido. Quando o objeto passou sobre ele, notou que era do tamanho de um disco grande e que estava em uma grande altitude.
Como o OVNI era escuro, e não uma luz misteriosa, reflexiva ou prateada, muitos cientistas acreditam que ele viu um objeto sólido contra o céu, com uma luz atrás dele.
O avistamento foi relatado pelo jornal local Denison Daily News, em 25 de janeiro de 1878, com o título: "Um Estranho Fenômeno". O artigo foi um relatório de primeira mão do agricultor, e seu texto completo é:
"Do Sr. John Martin, um fazendeiro que vive cerca de 10 km ao sul desta cidade, aprendemos a seguinte história estranha: terça-feira de manhã, enquanto caçava, sua atenção foi direcionada para um objeto escuro no alto do céu sulista. A forma peculiar e velocidade com que o objeto parecia se aproximar chamou sua atenção e ele forçou sua visão para tentar descobrir seu caráter."
"Quando notado pela primeira vez, parecia ser do tamanho de uma laranja que continuou a crescer em tamanho. Depois de olhar para o objeto por algum tempo, o Sr. Martin ficou temporaiamente cego e desviou o olhar por um tempo, a fim de descansar seus olhos. Ao retomar sua visão, ele viu que o objeto estava quase em cima dele, tinha aumentado consideravelmente em tamanho e parecia estar passando pelo céu a uma velocidade fantástica."
"Quando o objeto estava diretamente sobre ele, era do tamanho de um disco grande e estava evidentemente a uma grande altitude. Martin achou que se assemelhava, assim como ele poderia julgar, a um balão. Ele se foi tão rápido quanto tinha chegado e logo se perdeu de vista nos céus celestes. Martin é um cavalheiro de indubitável veracidade e esta estranha ocorrência, se não foi um balão, merece a atenção de nossos cientistas.
"Claro, relatórios antigos podem não conter informações precisas de alguma forma, assim como efetuar entrevistas com testemunhas para obter as informações que estão faltando, ou verificar a confiabilidade da testemunha, é literalmente impossível. Mas esses relatórios antigos existem, e mesmo sem dados claros, às vezes não podem ser facilmente interpretados em termos de fenômenos comuns.
Quem sabe, talvez algum relatório ainda mais antigo possa aparecer onde um OVNI é descrito como "disco" – como que em algum aspecto semelhante?
Escrito por B J Booth.