top of page
Earth and Space

Ufologia Científica

Ufologia é o conjunto de assuntos e atividades associadas ao interesse em objetos voadores não identificados (Ovnis). Ao longo dos anos, os fenômenos ovni foram alvos de várias investigações por governos, grupos independentes e cientistas. O termo Ufology é um neologismo, derivado de UFO [um termo aparentemente inventado por  Edward J. Ruppelt, o que significa Unidentified Flying Object] pronunciado como um acrônimo, com o sufixo-logy, que vem do grego antigo λογία (logiā).

A disciplina está associada ao estudo de relatórios de Objetos Voadores Não Identificados, com o objetivo de determinar se um certo avistamento pode ser explicado através de um conjunto de circunstâncias atmosféricas, ou se foi algo feito pelo homem. O objetivo final da Ufologia é fornecer evidências irrefutáveis da existência de visitas à Terra por seres de outros planetas, e grande parte do tempo é gasto investigando as supostas atividades de OVNIs para descobrir se há uma explicação terrena lógica ligada aos fenômenos.

É importante reconhecer que a Ufologia não é considerada uma ciência válida pela maioria da comunidade científica, mas há um grande número de cientistas, com credenciais impecáveis, em vários campos da ciência, que continuamente se envolvem na investigação de ovnis. Ao mesmo tempo, muitos ufólogos dedicados possuem expertise em diferentes áreas fora da ciência, como em diversos setores tecnologicos.

 

Embora muitos ufólogos são mais relutantes em aceitar relatos de avistamentos e outros tipos de contato com uma possível raça de origem extraterrestre, há muitas pessoas envolvidas com os estudos que não requerem uma grande quantidade de evidências antes de aceitá-las como um contato válido.

​​

Além dos avistamentos, outros fenômenos de interesse também estão relacionados a alguns campos da ufologia, como círculos nas plantações [crop circles], abduções humanas, mutilações e abduções de gado, implantes alienígenas, procriação híbrida, etc. Vale ressaltar que alguns ufólogos e teóricos também promoveram e defenderam teorias conspiratórias de OVNIs, como os famosos casos do incidente de Roswell, em 1947, os documentos Majestic 12, e a defesa da causa da divulgação de OVNIs ao público.

O departamento de contato e análise UFO segue um padrão investigativo compartimentado, baseado nas distintas diretrizes de atividades científicas propostas pelo cientista e ufólogo Peter A. Sturrock:

  • Investigações de campo que levem à documentação do caso e à medição ou recuperação de provas físicas;

  • Análise laboratorial de evidências físicas;

  • A compilação sistemática de dados (descritivos e físicos) para procurar padrões e, assim, extrair fatos significativos;

  • A análise de compilações de dados (descritivos e físicos) para procurar padrões e, assim, extrair fatos significativos;

  • O desenvolvimento de teorias e a avaliação dessas teorias com base em fatos.

bottom of page