top of page
Documentos oficiais, jornais da época e documentos militares vazados sobre a Operação Prato
file.jpg
Período: 1977-1983
Acervo: 688 páginas de relatórios, cartas, croquis, desenhos, fotografias, reportagens de jornal, depoimentos pessoais e estudos estatísticos que compõem o acervo da Operação Prato
Tipos de arquivo: Formato PDF

O Brasil é um dos pioneiros na investigação de objetos voadores não identificados. Oficialmente, de 1969 a 1972, a Força Aérea Brasileira teve até um órgão dedicado a esse propósito. Desde a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI), alguns documentos da Força Aérea, que relatam eventos de 1950 até 2010, foram liberados. Mas os ufólogos afirmam que grande parte do material produzido nessa busca por óvnis ainda não veio a público. Por isso, eles principiaram, em 2004, uma campanha chamada “UFOs: Liberdade de Informação Já”, com o objetivo de pedir ao governo a liberação desses arquivos.

Em 1977, a Força Aérea Brasileira deslocou mais de 20 militares para uma operação especial: registrar e verificar ocorrências de luzes hostis e manifestações misteriosas na cidade de Colares, no Pará. Armados com câmeras fotográficas e filmadoras, os agentes não presenciaram nada extraordinário nos dois primeiros meses. Depois, no entanto, de acordo com os relatos, o cenário se alterou completamente: objetos luminosos se movimentando erraticamente, naves maiores do que prédios de 30 andares e depoimentos chocantes da população ribeirinha. A Operação Prato, como ficou conhecida, resultou em 2 mil páginas de documentos, 500 fotos e 16 horas de filme. Porém quase tudo permanece arquivado, segundo Gevaerd. “Ainda falta 80% do material, centenas de fotos, vídeos que foram registrados, relatórios dos pilotos, que fizeram a perseguição - nada disso foi liberado”, esclarece.

Alguns destes documentos estão hospedados em sites de departamentos governamentais dos países de origem, ou a partir de sites de instituições de pesquisa. A maioria dos documentos brasileiros aqui disponibilizados foram obtidos por força da campanha UFOs - Liberdade de Informação Já, promovido pela Comissão Brasileira de Ufólogos.


Documentos de divulgação:

Os documentos brasileiros disponibilizados podem ser encontrados no site abaixo
Source 1: Documentos Oficiais da Operação Prato - Portal Fenomenum

Ou no SIAN - Sistema de Informações do Arquivo Nacional
Source 2: Arquivo Nacional (an.gov.br)


Fonte: Portal Fenomenum | Ufologia com Seriedade e Objetividade / SIAN [Sistema de Informações do Arquivo Nacional]
bottom of page